Objetivo

  

                           Este pequeno e singelo material técnico-vocal é fruto de mais de 28 anos de uma batalha para a vida inteira: o estudo do Canto Artístico. É resultado também, de uma análise psíquico-fisiológica da voz, e, de muito trabalho junto de meus professores, médicos, companheiros de profissão, colaboradores, repassadores, maestros e principalmente, constatações práticas em mim mesmo. Não espero resolver a todas as dúvidas sobre o canto e a técnica vocal, mas acima de tudo, trazer ao grande público, alguns pontos fundamentais que visam clarear o que nenhum “livro-teórico-prático” , até o presente momento conseguiu, e que, alguns professores do meio musical ainda desconhecem a forma, para poder explicar logicamente e fisiologicamente dentro do fenômeno emocional e respiratório, a emissão sadia e bela da nossa voz.

                                   "O canto é antes de tudo uma arte no conhecimento de si mesmo, tendo como base, aquilo que outros um dia resolveram desenvolver em seu talento pessoal, possuindo como instrumento mais belo, único e perfeito: a própria voz.  
                      Somente quando compreendemos plenamente as dificuldades da arte do canto é que reconhecemos o valor e importância da Técnica Vocal."

                                                                                                    Eduardo Bighelini


www.ebighelini.com.br - site do tenor Eduardo Bighelini - O Canto e suas técnicas > <VOLTAR>